Ambos os times chegam à partida com retrospectos muito semelhantes. Nenhuma derrota, boas atuações e uma confiança crescente rodada após rodada. Com a fase de grupos finalizando, os torcedores acompanham em tempo real quais serão os cruzamentos até a grande final, marcada para o dia 13 de julho, no MetLife Stadium, em Nova Iorque. Em especial os brasileiros de Palmeiras, Flamengo, Botafogo e Fluminense. Alvinegros, paulistas, tricolores e rubro-negros estão classificados. É a primeira edição do Mundial no novo formato, com 32 clubes e disputas simultâneas em cidades dos Estados Unidos.
Já temos 12 times classificados para as oitavas de final do torneio, que começam no sábado – com destaque para o duelo entre Palmeiras x Botafogo às 13 horas. Num confronto que ninguém esperava, Fluminense e Al-Hilal entram em campo em busca de uma vaga nas semifinais do Mundial de Clubes. Os dois times quebraram as previsões iniciais e agora disputam, com méritos, um espaço entre os quatro melhores do planeta. O Palmeiras é o primeiro time brasileiro a estrear na competição, no dia 15, às 19 horas (de Brasília), contra o Porto-POR. No mesmo dia, o Botafogo encara o Seattle Sounders-EUA, às 23 horas (de Brasília). Os duelos realizados na terça-feira definiram os últimos classificados.
Se os clubes Manchester City e Real Madrid liderarem seus grupos, só poderão enfrentar Flamengo ou Palmeiras em uma possível semifinal. O mesmo critério vale para os times 3 e 4 de UEFA e Conmebol, garantindo que os clubes europeus do pote 1 só se encontrem na semifinal, caso avancem em primeiro lugar. A etapa de quartas de final da Copa do Mundo de Clubes começa na sexta-feira (4/7). Oito times seguem vivos na disputa pelo título inédito no futebol mundial. Entre os brasileiros, Fluminense e Palmeiras seguem no páreo. Caso liderem seus respectivos grupos, os dois clubes com melhor ranking da Uefa (Manchester City e Real Madrid) só podem enfrentar os dois melhores colocados da Conmebol (Flamengo e Palmeiras) em uma eventual semifinal.
Já o Fluminense faz parte do Grupo F, ao lado de Borussia Dortmund, Mamelodi Sundowns e Ulsan Hyundai. A Fifa já determinou como serão formados os caminhos do mata-mata após a fase de grupos, seguindo uma sequência que impedirá determinados cruzamentos. Com isso, os Falcons se juntam a Seattle Sounders e Inter Miami, equipes norte-americanas que também disputarão a primeira edição da competição.
Confira o chaveamento dos clubes no mata-mata:
O atual técnico do Grêmio foi demitido no começo do Brasileirão quando Renato assumiu. E assim, a competição caiu no colo do técnico que está no seu terceiro Mundial. Nesta sexta-feira, os olhos do mundo estarão voltados para um jogo entre dois clubes que ousaram acreditar. E um deles vai continuar a escrever um roteiro improvável – agora, ainda mais perto da glória.
- Em 2020, já com Abel de técnico, outra frustração na derrota para o Tigres, do México antes mesmo da final.
- É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
- Em 1999 no formato original do torneio, uma falha do goleiro e ídolo ‘São Marcos’ custou o título que ficou com o Manchester City.
- O Pachuca precisa vencer o já eliminado Al Hilal e torcer para que o outro duelo tenha um vencedor.
Arsenal mira Rodrygo, e atacante brasileiro pode deixar o Real Madrid
Mais tarde, às 22h, o Palmeiras encara o Chelsea no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, em uma reedição da final do Mundial onde assistir semifinal do mundial de clubes de 2021. Naquele duelo, o Verdão caiu na prorrogação e saiu com o vice. Agora, o clube paulista volta mais experiente e obstinado a mudar o desfecho.
Paulinho e Piquerez retornam aos treinamentos do Palmeiras antes de decisão com o Chelsea
Para o Al-Hilal, a chance de fazer história é real — e uma eventual classificação à semifinal seria inédita e marcante para o futebol do Oriente Médio. Mais do que técnica, esse duelo coloca à prova quem tem mais coragem para seguir sonhando alto em um torneio de elite. Do outro lado, o Al-Hilal surpreendeu ao bater o badalado Manchester City, num dos jogos mais emocionantes da competição até agora. A equipe árabe, mesmo em desvantagem, buscou a virada com personalidade e frieza.
No sábado (5), PSG x Bayern de Munique e Real Madrid x Borussia Dortmund fecham a fase. O sonho brasileiro é de uma semifinal entre Palmeiras e Fluminense — desde que ambos vençam seus compromissos. Traz a tabela com os chaveamentos, horários e dias dos jogos das quartas de final do Mundial de Clubes, que conta com dois brasileiros. Já no SporTV, canal do Grupo Globo, terá a cobertura total do torneio.